Continuação do artigo Desvendando a Pontuação no Tênis – Parte 1: O Sistema Tradicional da série Desvendando a Pontuação no Tênis.
O sistema de pontuação “No-Ad”, que significa “sem vantagem” (do inglês “No-Advantage”), é uma alternativa ao sistema tradicional que visa encurtar a duração dos games e, consequentemente, das partidas. Ele elimina a necessidade de um jogador ganhar dois pontos consecutivos após o “Iguais” (Deuce), introduzindo um ponto decisivo para definir o vencedor do game.
2.1. O que é o Sistema No-Ad?
No sistema No-Ad, a contagem de pontos progride normalmente – Love, 15, 30, 40. No entanto, a grande diferença ocorre quando o placar atinge 40-40 (três pontos para cada jogador/dupla). Em vez de seguir para “Vantagem Sacador” ou “Vantagem Recebedor”, joga-se um único ponto decisivo. Quem vencer este ponto, vence o game.
Este sistema é frequentemente utilizado em jogos de duplas em diversos níveis e, por vezes, em torneios de simples para otimizar o cronograma.
A ITF descreve o sistema No-Ad:
ITF Rules of Tennis 2025 – NO-AD SCORING METHOD: The No-Ad scoring method may be adopted as an alternative scoring method provided that the decision is announced in advance of the event. In this case, the following Rules shall apply: A standard game is scored as follows with the server’s score being called first: No point – “Love” First point – “15” Second point – “30” Third point – “40” Fourth point – “Game” If both players/teams have won three points, the score is “Deuce”. One deciding point shall then be played. The receiver shall choose whether to receive the service from the right half of the court or the left half of the court. In doubles, the players of the receiving team cannot change positions to receive this deciding point. The player/team who wins the deciding point wins the “Game”.
(Tradução Livre) Regras do Tênis ITF 2025 – MÉTODO DE PONTUAÇÃO NO-AD: O método de pontuação No-Ad pode ser adotado como um método de pontuação alternativo, desde que a decisão seja anunciada antes do evento. Neste caso, as seguintes Regras se aplicarão: Um game padrão é pontuado da seguinte forma, com a pontuação do sacador sendo anunciada primeiro: Nenhum ponto – “Love” (Nada) Primeiro ponto – “15” Segundo ponto – “30” Terceiro ponto – “40” Quarto ponto – “Game” Se ambos os jogadores/equipes tiverem ganhado três pontos, a pontuação é “Deuce”. Um ponto decisivo será então jogado. O recebedor escolherá se quer receber o serviço da metade direita da quadra ou da metade esquerda da quadra. Em duplas, os jogadores da equipe receptora não podem mudar de posição para receber este ponto decisivo. O jogador/equipe que ganhar o ponto decisivo ganha o “Game”.
O Regulamento Geral da CBT também prevê a utilização deste sistema, geralmente especificando em quais categorias ou torneios ele será aplicado, sempre em consonância com as diretrizes da ITF.
2.2. O Ponto Decisivo: A Escolha do Recebedor
Quando a pontuação chega a 40-40 (ou “Iguais”, como também é chamado neste ponto, embora o termo “Deuce” seja mais comum internacionalmente mesmo no No-Ad), o próximo ponto é o “ponto do game”.
A característica mais distintiva do ponto decisivo no sistema No-Ad é que o recebedor escolhe o lado da quadra em que prefere receber o saque: o lado direito (iguais/deuce court) ou o lado esquerdo (vantagem/ad court).
- Em jogos de simples: O recebedor decide se quer que o sacador execute o serviço para o seu lado direito ou esquerdo da área de serviço.
- Em jogos de duplas: A equipe receptora escolhe qual dos seus jogadores receberá o saque (e, consequentemente, o lado). Importante: os jogadores da dupla receptora não podem trocar de posições entre si para receber este ponto decisivo. O jogador que estava posicionado no lado direito continua no direito, e o do lado esquerdo, no esquerdo. A escolha é sobre qual desses jogadores (e seu respectivo lado) enfrentará o saque.
Esta escolha pode ser estratégica, baseada nos pontos fortes e fracos do sacador e do recebedor em cada lado da quadra.
2.3. Exemplos Práticos (Sistema No-Ad)
Vejamos como o sistema No-Ad funciona na prática:
- Exemplo 1: Pontuação 40-40 em simples. Recebedor escolhe o lado direito e vence o game.
- Placar: 40-40. O sacador, Jogador A, pergunta ao recebedor, Jogador B, qual lado ele prefere para o ponto decisivo.
- Jogador B escolhe receber no lado direito da quadra (o lado do “iguais”).
- Jogador A saca do seu lado direito, para o lado direito do Jogador B.
- Jogador B vence o ponto. Placar: Game para o Jogador B.
- Exemplo 2: Pontuação 40-40 em simples. Recebedor escolhe o lado esquerdo e sacador vence o game.
- Placar: 40-40. Sacador (Jogador X) e Recebedor (Jogador Y).
- Jogador Y escolhe receber no lado esquerdo da quadra (o lado da “vantagem”).
- Jogador X saca do seu lado esquerdo, para o lado esquerdo do Jogador Y.
- Jogador X vence o ponto. Placar: Game para o Jogador X.
- Exemplo 3: Jogo de duplas, 40-40. Escolha do recebedor.
- Dupla Sacadora: Jogador S1 e Jogador S2. Dupla Receptora: Jogador R1 (posicionado no lado direito para receber) e Jogador R2 (posicionado no lado esquerdo para receber).
- Placar: 40-40. O sacador da dupla S1/S2 (suponhamos que seja S1) está pronto para sacar.
- A dupla R1/R2 decide que Jogador R1 (que já está no lado direito) receberá o saque decisivo.
- S1 saca do seu lado direito para o lado direito de R1.
- Se R1/R2 vencerem o ponto, ganham o game. Se S1/S2 vencerem, ganham o game.
- Alternativamente, R1/R2 poderiam ter escolhido que R2 (que já está no lado esquerdo) recebesse o saque. Nesse caso, S1 sacaria do seu lado esquerdo para o lado esquerdo de R2.
- Exemplo 4: Comparação com o sistema tradicional em termos de duração do game.
- Imagine um game no sistema tradicional que vai para “Iguais”, depois “Vantagem Sacador”, volta para “Iguais”, vai para “Vantagem Recebedor”, e finalmente o recebedor ganha. Foram jogados 3 pontos após o 40-40 inicial.
- No sistema No-Ad, esse mesmo game, ao atingir 40-40, teria apenas mais 1 ponto jogado. Isso demonstra como o No-Ad pode agilizar as partidas.
O sistema No-Ad é uma ferramenta valiosa para a organização de torneios com tempo limitado ou para formatos de jogo mais dinâmicos. Embora simplifique a conclusão do game em 40-40, a escolha estratégica do lado pelo recebedor adiciona um elemento tático interessante ao ponto decisivo.
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