Bem-vindos à nossa série “Desvendando a Pontuação no Tênis”, onde, ao longo das próximas semanas, exploraremos em detalhes todos os sistemas de pontuação utilizados neste esporte elegante e estratégico. Esta série de artigos semanais foi desenvolvida para desmistificar as regras de contagem que muitas vezes confundem tanto iniciantes quanto espectadores ocasionais. Ao final da série, você terá compreendido minuciosamente cada aspecto da pontuação no tênis, desde o tradicional sistema com vantagem até as variações mais modernas. Nossa jornada será dividida em cinco partes: começaremos com o Sistema Tradicional (Com Vantagem), seguido nas próximas semanas pelo Sistema No-Ad (Sem Vantagem), o Tie-Break de 7 pontos, o Super Tie-Break de 10 pontos, e finalizaremos com uma análise detalhada sobre os lados da quadra (iguais e vantagem) e como lidar com erros de pontuação. Todas as explicações são fundamentadas nos regulamentos oficiais da Federação Internacional de Tênis (ITF) e da Confederação Brasileira de Tênis (CBT), garantindo informações precisas e atualizadas para sua total compreensão do jogo.
1. O Sistema de Pontuação Tradicional (Com Vantagem)
Entender a pontuação no tênis pode parecer um pouco confuso no início, com seus números peculiares e termos como “love“, “deuce” e “advantage“. No entanto, uma vez que você pega o jeito, a lógica se torna clara e a emoção de cada ponto disputado ganha uma nova dimensão. O sistema tradicional, também conhecido como sistema com vantagem, é o mais comum e amplamente utilizado em torneios profissionais e amadores ao redor do mundo.
1.1. Contando os Pontos no Game: Uma Tradição Numérica
No tênis, a contagem de pontos dentro de um game não segue uma progressão linear simples como 1, 2, 3. Em vez disso, temos uma sequência específica:
- 0 pontos: Chamado de “Love“. A origem do termo é debatida, com algumas teorias sugerindo que vem do francês “l’oeuf” (o ovo), pela semelhança do zero com um ovo, ou do inglês “playing for love (of the game)”, significando jogar por amor ao esporte, sem nada em jogo (zero).
- 1º ponto ganho: Chamado de “15“.
- 2º ponto ganho: Chamado de “30“.
- 3º ponto ganho: Chamado de “40“.
- 4º ponto ganho: Resulta em “Game” para o jogador, desde que ele tenha uma vantagem de pelo menos dois pontos sobre o adversário. Por exemplo, se um jogador tem 40 e o outro tem 30 ou menos, e o jogador com 40 ganha o ponto seguinte, ele vence o game.
O Regulamento de Regras do Tênis da ITF (2025) estabelece em “Score in a Game”, como a pontuação deve ser chamada:
ITF Rules of Tennis 2025 – Score in a Game: Standard game A standard game is scored as follows with the server’s score being called first: No point – “Love” First point – “15” Second point – “30” Third point – “40” Fourth point – “Game” except that if both players/teams have won three points, the score is “Deuce”. After “Deuce”, the score is “Advantage” for the player/team who wins the next point. If that same player/team also wins the next point, that player/team wins the “Game”; if the opposing player/team wins the next point, the score is again “Deuce”. A player/team needs to win two consecutive points after “Deuce” to win the “Game”.
(Tradução livre) Regras do Tênis ITF 2025 – Pontuação em um Game: Game padrão Um game padrão é pontuado da seguinte forma, com a pontuação do sacador sendo anunciada primeiro: Nenhum ponto – “Love” (Nada) Primeiro ponto – “15” Segundo ponto – “30” Terceiro ponto – “40” Quarto ponto – “Game” exceto que, se ambos os jogadores/equipes tiverem ganhado três pontos, a pontuação é “Deuce” (Iguais). Após “Deuce”, a pontuação é “Advantage” (Vantagem) para o jogador/equipe que ganhar o próximo ponto. Se esse mesmo jogador/equipe também ganhar o próximo ponto, esse jogador/equipe ganha o “Game”; se o jogador/equipe adversário ganhar o próximo ponto, a pontuação é novamente “Deuce”. Um jogador/equipe precisa ganhar dois pontos consecutivos após “Deuce” para ganhar o “Game”.
O Regulamento Geral da CBT (2024) adota as regras da ITF, complementando quando necessário. A regra de pontuação de um game é fundamental e diretamente alinhada com a ITF.
1.2. O Lado do Saque e a Dinâmica dos Pontos: Direita e Esquerda
A posição do sacador na quadra alterna a cada ponto jogado dentro de um game. Essa alternância está diretamente ligada à contagem de pontos e é crucial para a estratégia do jogo.
- Primeiro ponto (0-0): O saque é executado do lado direito da marca central da quadra do sacador, em direção à área de serviço diagonalmente oposta (também o lado direito da quadra do recebedor).
- Segundo ponto (se a pontuação for 15-0 ou 0-15): O saque é executado do lado esquerdo da marca central (conhecido como lado da vantagem ou “ad court”), em direção à área de serviço diagonalmente oposta (lado esquerdo da quadra do recebedor).
- Terceiro ponto (se a pontuação for 30-0, 15-15 ou 0-30): O saque retorna para o lado direito.
Essa alternância continua até o final do game. Uma maneira fácil de lembrar é:
- Pontuação total par de pontos jogados (0, 2, 4, 6…): Saque do lado direito (lado do “iguais” ou “deuce court”). Isso inclui o início do game (0-0), e placares como 15-15 (2 pontos jogados), 30-0 (2 pontos jogados), 0-30 (2 pontos jogados), 30-30 (4 pontos jogados), 40-15 (4 pontos jogados), 15-40 (4 pontos jogados), e quando o placar está em “Iguais” (Deuce), que sempre ocorre após um número par de pontos terem sido jogados desde o último 40-40.
- Pontuação total ímpar de pontos jogados (1, 3, 5, 7…): Saque do lado esquerdo (lado da “vantagem” ou “ad court”). Isso inclui placares como 15-0 (1 ponto jogado), 0-15 (1 ponto jogado), 30-15 (3 pontos jogados), 15-30 (3 pontos jogados), 40-0 (3 pontos jogados), 0-40 (3 pontos jogados), 40-30 (5 pontos jogados), 30-40 (5 pontos jogados), e quando um jogador tem “Vantagem” (Advantage).
A CBT especifica essa alternância em “Execução do Serviço”, assim como a ITF em “Serving”:
CBT Regras Gerais (2024) – Execução do Serviço: Na execução do saque, o sacador deve posicionar-se alternadamente do lado direito e esquerdo da quadra, começando do seu lado direito em cada game.
ITF Rules of Tennis 2025 – Serving: When serving, the server shall stand alternately behind the right and left halves of the court, beginning from the right half in every game. If a service is delivered from the wrong half of the court and is not detected, all play resulting from such incorrect service or services shall stand, but the incorrect position must be corrected as soon as it is discovered.
(Tradução livre) Regras do Tênis ITF 2025 – Saque: Ao sacar, o sacador deve postar-se alternadamente atrás da metade direita e esquerda da quadra, começando pela metade direita em cada game. Se um serviço for executado da metade errada da quadra e não for detectado, toda a jogada resultante desse serviço ou serviços incorretos permanecerá válida, mas a posição incorreta deve ser corrigida assim que for descoberta.
Isso significa que em momentos cruciais como 15-15, 30-30 e 40-40 (Iguais), o sacador estará sempre posicionado à direita da marca central.
1.3. Entendendo o “Iguais” (Deuce) e a “Vantagem” (Advantage)
Quando ambos os jogadores chegam a 40 pontos (ou seja, cada um ganhou três pontos no game), a situação se torna um pouco mais tensa. O placar é anunciado como “Iguais” (ou “Deuce“, em inglês). A partir deste momento, um jogador precisa ganhar dois pontos consecutivos para vencer o game.
- Se o sacador ganha o ponto seguinte ao “Iguais”, o placar se torna “Vantagem do Sacador” (ou “Advantage In”, “Ad-In”).
- Se o recebedor ganha o ponto seguinte ao “Iguais”, o placar se torna “Vantagem do Recebedor” (ou “Advantage Out”, “Ad-Out”).
Se o jogador que tem a “Vantagem” ganha o ponto seguinte, ele vence o game. Se, no entanto, o jogador que não tem a vantagem ganha o ponto, a pontuação volta para “Iguais” (Deuce). Esse ciclo pode se repetir várias vezes até que um jogador consiga a vantagem e, em seguida, o ponto do game.
1.4. Exemplos Práticos (Sistema Tradicional)
Para ilustrar melhor, vejamos alguns cenários de um game no sistema tradicional:
- Exemplo 1: Jogador A (sacador) vence o game de 0 (ou “de zero”).
- Ponto 1: Jogador A saca do lado direito. Jogador A vence o ponto. Placar: 15-0 para A.
- Ponto 2: Jogador A saca do lado esquerdo. Jogador A vence o ponto. Placar: 30-0 para A.
- Ponto 3: Jogador A saca do lado direito. Jogador A vence o ponto. Placar: 40-0 para A.
- Ponto 4: Jogador A saca do lado esquerdo. Jogador A vence o ponto. Placar: Game para A.
- Exemplo 2: Game com um “Iguais” e Jogador B (recebedor) vence com “Vantagem Fora”.
- Suponha que o placar chegue a 40-30 para o Jogador A (sacador).
- Ponto seguinte: Jogador A saca do lado esquerdo. Jogador B vence o ponto. Placar: 40-40 (Iguais/Deuce).
- Ponto seguinte: Jogador A saca do lado direito. Jogador B vence o ponto. Placar: Vantagem para B (Ad-Out).
- Ponto seguinte: Jogador A saca do lado esquerdo. Jogador B vence o ponto. Placar: Game para B.
- Exemplo 3: Demonstração da alternância de lados do saque em 15-15.
- Ponto 1: Jogador A (sacador) saca do lado direito. Jogador A vence. Placar: 15-0 para A.
- Ponto 2: Jogador A saca do lado esquerdo. Jogador B (recebedor) vence. Placar: 15-15.
- Ponto 3: Jogador A saca do lado direito (pois 2 pontos foram jogados, um número par). Se A vencer, 30-15.
- Exemplo 4: Game longo com múltiplas igualdades.
- Placar chega a 40-40 (Iguais).
- Sacador (lado direito) vence o ponto: Vantagem Sacador (Ad-In).
- Recebedor (sacador agora do lado esquerdo) vence o ponto: Iguais (Deuce).
- Recebedor (sacador agora do lado direito) vence o ponto: Vantagem Recebedor (Ad-Out).
- Recebedor (sacador agora do lado esquerdo) vence o ponto: Game para o Recebedor.
1.5. Ganhando um Set e uma Partida (Sistema Tradicional)
Os games formam os sets, e os sets formam a partida.
- Ganhando um Set: O primeiro jogador ou dupla a ganhar 6 games vence o set, desde que haja uma diferença de pelo menos dois games sobre o adversário (ex: 6-0, 6-1, 6-2, 6-3, 6-4). Se o placar chegar a 6 games a 5, o jogo continua. Se o jogador que está na frente vencer o game seguinte, o placar do set será 7-5. Se o jogador que estava atrás vencer, empatando em 6-6 games, geralmente é disputado um Tie-Break (que explicaremos em detalhes em um artigo futuro desta série) para decidir o set.
- Ganhando uma Partida: A maioria das partidas é disputada em “melhor de 3 sets” (o primeiro a ganhar 2 sets vence) ou “melhor de 5 sets” (o primeiro a ganhar 3 sets vence, comum em Grand Slams masculinos).
O Regulamento da ITF (2025) detalha isso em “Score in a Set”:
ITF Rules of Tennis 2025 – Score in a Set: a. Standard set (Advantage set) The first player/team to win six games wins that “Set”, provided there is a margin of two games over the opponent. If necessary, the “Set” shall continue until this margin is achieved. b. Tie-break set The first player/team to win six games wins that “Set”, provided there is a margin of two games over the opponent. If the score reaches six games all, a tie-break game shall be played.
(Tradução Livre) Regras do Tênis ITF 2025 – Pontuação em um Set: a. Set padrão (Set com vantagem) O primeiro jogador/equipe a ganhar seis games ganha esse “Set”, desde que haja uma margem de dois games sobre o adversário. Se necessário, o “Set” continuará até que essa margem seja alcançada. b. Set com Tie-break O primeiro jogador/equipe a ganhar seis games ganha esse “Set”, desde que haja uma margem de dois games sobre o adversário. Se a pontuação atingir seis games para cada lado, um game de tie-break será jogado.
O Regulamento da CBT segue estas mesmas diretrizes para a pontuação de sets e partidas.
Compreender o sistema tradicional é a base para entender as variações e os momentos decisivos do tênis. Nos próximos artigos desta série, exploraremos o sistema “No-Ad”, uma alternativa que acelera a definição dos games, os formatos de Tie-Break e muito mais.
Referências:
- International Tennis Federation (ITF). Rules of Tennis 2025. Disponível em: https://www.itftennis.com/media/7221/2025-rules-of-tennis-english.pdf. Acesso em: 19 de maio de 2025.
- Confederação Brasileira de Tênis (CBT). Regras Gerais e de Competições 2024. Disponível em: http://cms.cbtenis.com.br/cms/Arquivos/Download/Upload/850.pdf. Acesso em: 19 de maio de 2025.
Não perca o próximo artigo da série, onde abordaremos o Sistema No-Ad (Sem Vantagem), uma variação que torna os games mais rápidos e decisivos!
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