LTP faz nova visita à escola Ângelo Corassa!

[Foto: Diogo Avelino]

Esporte e educação (juntamente com a cultura, na minha modesta opinião) são libertadores em muitos sentidos e, ao serem trabalhados de forma conjunta, como a LTP vem fazendo, têm tudo para fazer diferença e gerar bons frutos.

Ontem, dia 08 de agosto de 2024, foi uma manhã diferente para três turmas do oitavo ano da Escola Municipal Ângelo Corassa, que fica no Monte Alegre, mas não só para eles. A convite do Tiago, fui com ele lá apesentar para mais três turmas o projeto + Tênis, Formando Campeões. Trata-se de uma iniciativa da LTP de popularização do tênis através da ideia de despertar em adolescentes do Ensino Fundamental II da rede pública de Paulínia o interesse por esse esporte que praticamos. 

[Foto: Diogo Avelino]

Não foi minha primeira vez numa escola de rede pública, pois estudei a vida inteira em outras delas. Também não foi minha primeira vez em uma de Paulínia, já que leciono nessa mesma rede desde 2015. Tampouco foi minha primeira vez naquela escola em particular, já que foi a primeira em que lecionei quando vim trabalhar nessa cidade. Mas foi a primeira vez que estive ali numa função nova: a de atleta amador que quer partilhar com aqueles adolescentes um privilégio que só tardiamente vivenciei: o prazer de jogar tênis!

Quem leciona para adolescentes sabe que eles podem ser um público difícil de cativar e aqueles ali não fugiram à regra. Teve aqueles que conversaram demais durante nossas explicações? Teve! Teve um ou outro que deu aquela debochada (ainda que silenciosa) do que ali estava acontecendo? Claro que teve! Mas, como não poderia deixar de ser, teve também,  muita curiosidade, cooperação e diversão em momentos tão gostosos e intensos que fazem esses outros não pesarem tanto na balança.

[Foto: Diogo Avelino]

O saldo, meus amigos e minhas amigas, foi para lá de positivo com a imensa maioria deles respeitando as regras e com uma grande quantidade deles demonstrando interesse em participar das próximas fases de projeto (que envolvem aulas grátis por um certo período, por exemplo). Foram muitos olhinhos brilhando por vivenciarem aquilo pela primeira vez.

[Foto: Diogo Avelino]

O fato é que, por o tênis ser tradicionalmente um esporte associado a uma elite financeira, poucos ali sabiam muito sobre o esporte e a imensa maioria sequer já tinha manipulado uma raquete daquele tipo. Essa modalidade esportiva não aparecia nem mesmo nas suas brincadeiras, quanto mais nas suas pretensões; não figurava em um horizonte, ainda que distante; enfim: não era para eles! Quem sabe agora, pelo menos para alguns, tenha passado a ser?

A minha primeira vez de hoje foi transformadora e não desejo nada menos para esses adolescentes!  


Autor:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *