Neste domingo, 20 de dezembro de 2024, João Fonseca venceu o torneio saudita Next Gen Finals, torneio que reúne os oito melhores jovens da temporada masculina, e se reafirma como fenômeno do tênis.
Jeddah (Arábia Saudita) – O carioca João Fonseca é o campeão do Next Gen ATP Finals de 2024. Com uma campanha invicta, o brasileiro de apenas 18 anos, mostrou um tênis de altíssima qualidade. Sempre muito agressivo seja de forehand como de backhand, João ainda tem muito a evoluir, mas já é a nossa esperança de um grande jogador após a era Guga. Temos bons jogadores como os Thiagos, Monteiro e Wild, Gustavo Heide, mas bem longe do patamar do Gustavo Kuerten. Oxalá, o nosso João Fonseca seja um grande tenista como foi o Guga.
Na decisão do torneio saudita, João bateu o americano Learner Tien com parciais 2/4, 4/3 (10-8), 4/0 e 4/2, em 1h27 de jogo. Aos 18 anos e 4 meses de idade, João Fonseca se torna o primeiro sul-americano a vencer o Next Gen e apenas o terceiro tenista a fazê-lo antes de completar de 19 anos, igualando Jannik Sinner e Carlos Alcaraz. O italiano tinha 18 anos e 2 meses quando triunfou em 2019, enquanto o espanhol havia tinha 18 anos e 6 meses no momento de sua conquista em 2021.
Apesar de não valer pontos para o ranking ATP, o Next Gen Finals oferece uma generosa premiação, fazendo com que Fonseca tenha triplicado, em apenas uma semana, o valor que havia faturado durante toda a temporada. Com o título invicto em Jeddah, ele receberá um cheque de US$ 526.480. Até o início da competição, ele tinha acumulado US$ 253,1 mil desde janeiro.
Com o título em Jeddah, Fonseca termina com chave de ouro sua primeira temporada completa como profissional. Ao longo de 2024, ele faturou o primeiro challenger da carreira em Lexington, ficou com o vice em Assunção e fez outras duas semifinais neste nível de torneio. O jovem carioca também alcançou as quartas no Rio Open e no ATP 250 de Bucareste e marcou sua primeira vitória em Masters 1000, chegando à segunda rodada em Madri.
João começou o ano ocupando a 730ª posição no ranking da ATP e termina a temporada na 145ª colocação, dando um salto de quase 600 lugares em 12 meses. Com isso, ele tem vaga garantida no qualificatório do Australian Open, que acontece a partir do dia 6 de janeiro em Melbourne.
Veremos João Fonseca no quali do Australian Open buscando uma vaga na chave principal. Vamos torcer pelo nosso João a partir do dia 6 de Janeiro.
Deixe um comentário