As contribuições sociais da Liga de Tênis de Paulínia

A Liga de Tênis de Paulínia (LTP) está prestes a completar mais um ano de existência, marcado por muitas realizações para o tênis paulinense e da região metropolitana de Campinas.

A LTP surgiu com o objetivo de fomentar a prática do tênis e já trouxe contribuições significativas para o esporte em Paulínia. O ranking da LTP 2025 conta com 172 tenistas ativos, distribuídos em cinco categorias. Além disso, os torneios realizados nos portais de Paulínia, em parceria com a Academia Tella Tennis, oferecem sete vagas gratuitas para alunos da escolinha de tênis da Prefeitura Municipal de Paulínia, sem custo de inscrição.

A LTP tem um papel fundamental na manutenção e proteção do Complexo Esportivo do Itapoan, colaborando com a Prefeitura Municipal, que, em 2024, reformou as quatro quadras existentes e está construindo mais duas cobertas. Espaços públicos, como o Complexo Esportivo, têm uma função social que depende diretamente do uso que a comunidade faz deles. A essência de um espaço público está na forma como é utilizado pelos atores sociais, ou seja, nas práticas que ele acolhe e favorece. A estrutura e a gestão desses espaços podem incentivar ou inibir essas práticas.

Os espaços públicos são essenciais para a qualidade de vida das pessoas e para o desenvolvimento das cidades. Eles funcionam como locais de encontro, convívio e trocas, fortalecendo laços de solidariedade e socialização. O Complexo Esportivo do Itapoan, enquanto espaço público, contribui para o desenvolvimento social, promove a prática do tênis e possibilita o convívio com pessoas incríveis. A LTP e os tenistas participantes da liga desempenham um papel crucial para manter esse espaço vivo e ativo, garantindo seu uso pela comunidade.

No ano passado, a LTP, por meio do “Projeto +Tênis”, levou o tênis aos alunos da rede pública municipal de Paulínia, com o aval da Secretaria de Educação e dos diretores das escolas. Foram realizadas oficinas de tênis em diversas escolas do município.

A primeira escola visitada foi a EMEFM Ângelo Corassa. Nessa oficina inaugural, Erick de Lucca, da Academia de Tênis De Lucca, André Pedroso eTiago Sá, da LTP, foram os responsáveis por conduzir as atividades com as turmas da escola. As crianças tiveram a oportunidade de conhecer o tênis como esporte e, para muitas delas, foi o primeiro contato com a modalidade. O objetivo das oficinas foi apresentar o tênis de forma lúdica, mostrando que ele é acessível, prazeroso e muito divertido.

“Ver o entusiasmo e a alegria nos olhos das crianças foi incrível. Queremos que elas se apaixonem pelo tênis e percebam que é um esporte para todos”, destacou Erick de Lucca, um dos voluntários do projeto.

Tiago de Sá, um dos coordenadores do projeto, destaca: “Queremos que inúmeras crianças tenham a oportunidade de vivenciar este esporte tão elitizado e distante da realidade da grande maioria do público que almejamos alcançar.”

As escolas Supletivo Vitor e Maestro Marcelino também receberam oficinas do Projeto +Tênis

A LTP tem contribuído para levar o esporte tênis às escolas, mostrando que este esporte pode ser praticado por qualquer pessoa, desmistificando o esporte como algo praticado por pessoas ricas. Além disso, a LTP está em comunicação com a Prefeitura Municipal de Paulínia para manter o Complexo Esportivo do Itapoan em condições de prática esportiva.


Autor:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *