Barbora Krejcikova se sagrou campeã da grama sagrada de Wimbledon ao vencer a italiana Jasmine Paolini. Antes do início do slam britânico, a tenista tcheca não estava cotada entre as favoritas entre os fãs e sites de apostas, mesmo já tendo vencido um grand slam, Roland Garros, em 2021.
A tenista tcheca sofreu uma grave lesão nas costas no início do ano, que a tirou dos Masters de Indian Wells e Miami. Ela ficou quatro meses sem vencer uma partida nível WTA, entre fevereiro e junho. As vitórias retornaram na grama. Ela chegou às quartas de final no torneio de Birmingham (preparatório de Wimbledon).
“É uma temporada muito dura, especialmente, com todos os problemas que tive. Passei por um período muito difícil antes deste torneio”, disse Krejcikova. Ela chegou a Wimbledon como a 32ª no ranking WTA, já tendo ocupado a 2ª colocação.
A campanha até a final de Wimbledon começou com a vitória sofrida sobre a russa Kudermetova por 2 sets a 1, com parciais 7×6/6×7/7×5. Na segunda rodada, a tcheca venceu a tenista norte-americana, Katie Volynets, num jogo duríssimo também, com duplo 7×6 em tie breaks decididos no detalhe. No terceiro round, Krejcikova venceu a tenista Jessica Bouzas Maneiro, com parciais de 6×0/4×3, com a desistência da tenista espanhola.
Nas oitavas de final, a tcheca encarou a algoz da nossa Bia Haddad. Krejcikova bateu a norte-americana Danielle Collins, por 2 a 0, com parciais de 7×5/6×3. Nas quartas de final, a rival da tcheca foi Jelena Ostapenko, batida por 2×0, com parciais de 6×4/7×6. Na semi-final, Krejcikova enfrentou a grande favorita, Elena Rybakina, e venceu com parciais de 3×6/6×3/6×4.
Na finalíssima na grama sagrada, a rival foi a aguerrida italiana, Jasmine Paolini. O jogo foi marcado por altos e baixos nos dois primeiros sets. O primeiro set foi de amplo domínio da Krejcikova que venceu por 6×2. Parecia que seria um passeio, mas a italiana conseguiu tirar forças para entrar no jogo e venceu o segundo também por 6×2. Já o último e decisivo set foi equilibrado com vitória da Krejcikova por 6×4.
O título da Barbora Krejcikova em Wimbledon é a vitória da superação, de acreditar que mesmo após uma grave lesão ela poderia voltar a jogar em alto nível. “Acho que ninguém acreditava que eu poderia chegar à final ou conquistar o título. Eu mesma não consigo acreditar até agora! Duas semanas atrás eu tive uma estreia muito difícil, com 3h15 e que venci por 7/5 no terceiro set. Não estava em boa forma este ano, porque tive uma lesão e também não fiz um bom início de temporada. É incrível estar aqui com o troféu! Como isso aconteceu?” Disse Krejcikova ao receber o troféu de campeã.
Deixe um comentário